The Yardbirds são uma banda inglesa de rock formada em Londres em 1963. O grupo lançou as carreiras de três dos guitarristas mais famosos do rock: Eric Clapton (1963–1965), Jeff Beck (1965–1966) e Jimmy Page (1966–1968), todos listados entre os cinco melhores guitarristas da lista dos 100 maiores de todos os tempos da revista Rolling Stone. Os outros membros da banda entre 1963 e 1968 foram o vocalista e gaitista Keith Relf, o baterista Jim McCarty, o guitarrista rítmico Chris Dreja e o baixista Paul Samwell-Smith, com Dreja assumindo o baixo após a saída de Samwell-Smith em 1966. A banda teve uma série de hits durante a década de 1960, incluindo "For Your Love", "Heart Full of Soul", "Shapes of Things" e "Over Under Sideways Down".
Originalmente uma banda baseada no blues, conhecida por seus famosos "rave-ups" (momentos instrumentais intensos), os Yardbirds expandiram seu estilo para o pop, pioneirizaram o rock psicodélico e o hard rock inicial, e contribuíram para muitas inovações na guitarra elétrica durante os anos 1960. Críticos e historiadores do rock também citam sua influência no punk rock, rock progressivo e heavy metal. Após o fim da banda em 1968, Relf e McCarty formaram o Renaissance, enquanto Page formou o Led Zeppelin. Os Yardbirds se reuniram nos anos 1990, com McCarty e Dreja como únicos membros originais. Dreja deixou a banda em 2012, deixando McCarty como o único membro original.
A banda foi induzida ao Rock and Roll Hall of Fame em 1992. Eles foram incluídos na posição 89 na lista da Rolling Stone dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos" e na posição 37 na lista da VH1 dos "100 Maiores Artistas do Hard Rock".
História
Inícios e formação com Clapton (1963–1965)
A banda foi formada nos subúrbios do sudoeste de Londres em 1963. Relf e Samwell-Smith estavam originalmente em uma banda chamada Metropolitan Blues Quartet. Após se juntarem a Dreja, McCarty e Top Topham, eles se apresentaram na Kingston Art School no final de maio de 1963 como banda de apoio para Cyril Davies. Depois de alguns shows em setembro de 1963 como Blue-Sounds, mudaram o nome para The Yardbirds. McCarty afirma que Relf foi o primeiro a usar o nome, possivelmente inspirado no romance On the Road, de Jack Kerouac, onde se referia a vagabundos de ferrovias. Topham também associou o nome ao apelido do saxofonista de jazz Charlie "Yardbird" Parker.
O quinteto ganhou destaque na cena britânica de rhythm and blues quando assumiu o papel de banda residente no Crawdaddy Club em Richmond, sucedendo os Rolling Stones. Seu repertório incluía blues de Chicago de artistas como Howlin' Wolf, Muddy Waters, Bo Diddley, Sonny Boy Williamson II e Elmore James, com músicas como "Smokestack Lightning", "Good Morning Little School Girl", "Boom Boom", "I Wish You Would", "Rollin' and Tumblin'", "Got Love if You Want It" e "I'm a Man".
O guitarrista original Topham saiu e foi substituído por Eric Clapton em outubro de 1963. O empresário do Crawdaddy Club, Giorgio Gomelsky, tornou-se seu manager e primeiro produtor. Sob a orientação de Gomelsky, os Yardbirds excursionaram pela Grã-Bretanha como banda de apoio do lendário bluesman Sonny Boy Williamson II em dezembro de 1963 e início de 1964. Gravações dessas apresentações foram lançadas dois anos depois no álbum Sonny Boy Williamson and the Yardbirds.
Após as turnês com Williamson, os Yardbirds assinaram com a Columbia Records da EMI em fevereiro de 1964 e gravaram mais faixas ao vivo em 20 de março no lendário Marquee Club em Londres. O álbum resultante, Five Live Yardbirds, foi lançado pela Columbia nove meses depois, mas não entrou nas paradas britânicas. Com o tempo, o álbum ganhou status como um dos poucos registros ao vivo de alta qualidade da era e como um documento histórico do boom do rock britânico dos anos 1960 e da época de Clapton na banda.
A formação com Clapton gravou dois singles, "I Wish You Would" e "Good Morning, School Girl", antes de alcançar seu primeiro grande sucesso com "For Your Love", uma composição de Graham Gouldman com um proeminente cravo tocado por Brian Auger. "For Your Love" foi um sucesso Top 10 no Reino Unido, Canadá e EUA, mas desagradou Clapton, um purista do blues que via a banda indo além de singles de três minutos. Frustrado com a abordagem comercial, ele deixou a banda abruptamente em março de 1965, pouco após o lançamento do single. Clapton logo se juntou aos John Mayall & the Bluesbreakers, e Jeff Beck o substituiu.
Formação com Beck (1965–1966)
A exploração de Beck de efeitos como fuzz, reverberação, feedback, sustain e distorção se encaixou bem no estilo cada vez mais cru da música beat britânica. Os Yardbirds começaram a experimentar arranjos ecléticos, reminiscentes de cantos gregorianos e vários estilos europeus e asiáticos, enquanto Beck incorporava influências do Oriente Médio. Beck foi eleito o guitarrista principal número 1 de 1966 pela revista britânica Beat Instrumental.
A era Beck produziu muitas gravações inovadoras, incluindo os singles de sucesso "Heart Full of Soul", "Evil Hearted You"/"Still I'm Sad", uma versão de "I'm a Man" de Bo Diddley (apenas nos EUA), "Shapes of Things" e "Over Under Sideways Down", além do álbum Yardbirds (conhecido popularmente como Roger the Engineer).
O riff de guitarra com fuzz de Beck em "Heart Full of Soul" ajudou a introduzir estilos de guitarra influenciados pela música indiana nas paradas britânicas no verão de 1965. O single seguinte, "Evil Hearted You", aprofundou a influência oriental, enquanto o lado B, "Still I'm Sad", apresentava a banda cantando como monges gregorianos. A versão de "I'm a Man" de Bo Diddley era um blues rock pesado, com o famoso "rave-up" dos Yardbirds, onde o tempo acelerava e a gaita de Relf e a guitarra de Beck levavam a música a um clímax antes de retornar ao ritmo original.
A banda embarcou em sua primeira turnê nos EUA no final de agosto de 1965. Dois álbuns foram lançados para o mercado americano: For Your Love e Having a Rave Up, metade dos quais veio do álbum Five Live Yardbirds, combinado com novas faixas como "You're a Better Man Than I" e "Train Kept A-Rollin'", gravadas com o lendário produtor Sam Phillips nos Sun Studios em Memphis, Tennessee, durante a primeira turnê nos EUA.
O single "Shapes of Things", lançado em fevereiro de 1966, é considerado por muitos o primeiro clássico do rock psicodélico. Atingindo o número 3 nas paradas britânicas e o número 11 nos EUA, "Shapes" foi o primeiro hit autoral dos Yardbirds, com letras vagamente anti-guerra de Relf e um solo de guitarra de Beck cheio de feedback e influências do Oriente Médio.
Formação com Beck e Page (1966)
Após a saída de Samwell-Smith em 1966, Jimmy Page entrou para a banda, inicialmente como baixista, enquanto Dreja aprendia o instrumento. Beck e Page formaram uma parceria de guitarra líder que criou o single psicodélico "Happenings Ten Years Time Ago", com John Paul Jones (futuro baixista do Led Zeppelin) no baixo. A formação com Beck e Page gravou pouco material em estúdio, mas sua colaboração foi marcante.
Formação com Page e fim da banda (1966–1968)
Com Page como único guitarrista líder, os Yardbirds continuaram a inovar, introduzindo técnicas como o uso de arco de cello na guitarra e pedais wah-wah. No entanto, o sucesso comercial da banda declinou, e os membros começaram a seguir caminhos diferentes. Relf e McCarty queriam explorar estilos folk e clássicos, enquanto Page desejava continuar com o rock pesado. A banda se separou oficialmente em 1968, com Page formando o Led Zeppelin logo depois.
Pós-Yardbirds (1968–1992)
Após o fim dos Yardbirds, Relf e McCarty formaram o Renaissance, enquanto Page se concentrou no Led Zeppelin. Relf faleceu em 1976 devido a um acidente elétrico. Nos anos 1980, McCarty, Dreja e Samwell-Smith formaram o Box of Frogs, um projeto de reunião parcial dos Yardbirds.
Reunião (1992–presente)
Em 1992, os Yardbirds se reuniram com McCarty e Dreja como membros originais. Desde então, a banda continuou a se apresentar e gravar, com várias mudanças na formação. Em 2003, lançaram o álbum Birdland, com participações especiais de guitarristas como Joe Satriani, Steve Vai e Jeff Beck.
Estilo musical
Os Yardbirds foram uma das bandas pioneiras do blues rock britânico dos anos 1960. Eles se destacaram por suas extensas improvisações instrumentais e pela incorporação de elementos psicodélicos e do Oriente Médio em sua música. Suas versões de clássicos do blues, como "Smokestack Lightning" e "I'm a Man", frequentemente incluíam longos "rave-ups" que influenciaram gerações futuras de músicos de rock.